Agência Alagoas

Secretaria de Estado da Comunicação
Você está aqui: Página Inicial / Notícias / 2016 / 02 / Projeto Nossa Praia alcança mais de 17 mil pessoas durante verão em Alagoas
29/02/2016 17h38 - Atualizado em 29/02/2016 17h38
litoral limpo

Projeto Nossa Praia alcança mais de 17 mil pessoas durante verão em Alagoas

Iniciativa começou em novembro de 2015 e já esteve em diversas praias alagoanas
Nossa Praia, que é uma iniciativa do IMA e conta com apoio e parceria de grupos da sociedade civil e iniciativa privada. (fotos: Ascom/IMA)

Elayne Pontual

 

“A praia é nossa, o lixo é seu”. É com essa mensagem que o projeto Nossa Praia, desde novembro do ano passado, vem chamando a atenção de banhistas e ambulantes que frequentam o litoral alagoano. A equipe do projeto já esteve em 17 praias de Alagoas, levando educação ambiental a adultos e crianças que aproveitam o período de verão para curtir as belezas naturais do Estado.

 

Mais de 70 mil objetos foram distribuídos durante as ações, que atenderam cerca de 18 mil pessoas, entre eles sacolas biodegradáveis, lixeiras para carro e cartão postal plantável. Exposição de projetos como sabão ecológico, reciclagem de papel e animais empalhados do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA) também fazem parte da programação do projeto. 

 

Desde o início de dezembro, o Nossa Praia também tem distribuído, para hotéis, pousadas, bares e restaurantes, exemplares de pranchas com suportes para sacolas biodegradáveis e cartões plantáveis. No total, 17 pranchas foram adotadas por empreendimentos que abraçaram a causa em várias regiões do Estado.

 

 

Além da distribuição de materiais sustentáveis, os agentes do projeto conversam com ambulantes e banhistas sobre a importância de manter as praias limpas. Faixas e placas educativas também são espalhadas pelas praias para chamar a atenção da população, enquanto dois mascotes, uma tartaruga e um peixe boi, animam os transeuntes.

 

“Nos próximos meses, o projeto reduzirá as ações, já que o inverno se aproxima e o número de banhistas diminui. Mas a ideia é intensificarmos sempre no período do verão”, afirmou Pedro Normande, Gerente de Educação Ambiental do Instituto.

 

 

O Nossa Praia, que é uma iniciativa do IMA e conta com apoio e parceria de grupos da sociedade civil e iniciativa privada, levou também, durante o verão,  uma novidade para os moradores da Barra de São Miguel, Litoral Sul alagoano. Dois caminhões de lixo ficaram, até o Carnaval, auxiliando a coleta de lixo do município. Os veículos da empresa Alagoas Ambiental encerraram as atividades em fevereiro com um total de 430,37 toneladas de resíduos sólidos coletados.

 

 

Até agora, o projeto esteve em praias como Pajuçara, Ponta verde, Jatiúca, Barreiras, Francês, Barra de São Miguel, Marceneiro, Penedo, Cruz das Almas, São Miguel dos Milagres, Guaxuma, Gunga, Garça Trota, Mirante da Sereia e Praia da avenida. “Queremos mostrar que, com pequenos gestos, a qualidade de vida da população pode melhorar de forma bastante considerável”, afirmou Pedro Normande.

 

O projeto tem perfis em redes sociais como Facebook (facebook.com/nossapraiaal) e Instagram (instagram.com/nossapraiaal), além de um hotsite (ima.al.gov.br/nossapraia). Dúvidas também podem ser tiradas através do número 82 3315-1747.

 

 

Governo do Estado de Alagoas

(82) 3315.3614
(82) 3315.3615

Rua Cincinato Pinto, 193
Centro
Maceió-Alagoas
agenciaalagoas@gmail.com

© 2014 Secretaria de Estado da Comunicação